O ar seco se estabeleceu novamente sobre o Brasil e as temperaturas vão subir consideravelmente a partir desta quarta-feira (8/11). A subida dos termômetros vai configurar uma nova onda de calor, que deve permanecer até o feriado de quarta-feira, 15 de novembro.
Segundo a Climatempo, o calor será intenso nesta quarta-feira no norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e em pontos do norte e oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, as altas temperaturas se espalham por São Paulo e por Goiás.
A partir de quinta-feira (9/11), não há mais ar frio nas madrugadas, que passam a ser quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Quase todo o estado de São Paulo terá mínimas acima de 20°C e acima de 24°C no oeste e norte paulista.
Na sexta-feira (10/11), as temperaturas disparam no interior paulista e a previsão é de temperaturas em torno de 40 °C, com destaque para o oeste e norte e até mesmo em áreas do centro paulista.
Além disso, a média alta é prevista para as cidades do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e alguns pontos do sul do Tocantins. O leste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo também terão calor intenso na sexta.
“O fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país”, resume o especialista. As temperaturas podem passar dos 40°C. Veja os principais locais afetados:
-
- Mato Grosso do Sul
- Sul de Mato Grosso
- Sul e Oeste de Goiás
- Triângulo Mineiro
- Interior de São Paulo
- Vale do Ribeira
- Grande Rio
- Região dos Lagos
- Região de Campos
- Extremo norte do Paraná
E não para por aí. O calor aumenta ainda mais na segunda-feira (13/11) e podem passar dos 40°C também no Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, interior de Pernambuco e de Roraima.
O calor segue constante até o feriado de quarta-feira, 15 de novembro. “Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos.
Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. “É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, informou o meteorologista da Climatempo.
Com informações do GR








