Brasil terá onda de calor histórica com temperaturas acima de 40ºC

Foto: Reprodução

O ar seco se estabeleceu novamente sobre o Brasil e as temperaturas vão subir consideravelmente a partir desta quarta-feira (8/11). A subida dos termômetros vai configurar uma nova onda de calor, que deve permanecer até o feriado de quarta-feira, 15 de novembro.

Segundo a Climatempo, o calor será intenso nesta quarta-feira no norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e em pontos do norte e oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, as altas temperaturas se espalham por São Paulo e por Goiás.

A partir de quinta-feira (9/11), não há mais ar frio nas madrugadas, que passam a ser quentes, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Quase todo o estado de São Paulo terá mínimas acima de 20°C e acima de 24°C no oeste e norte paulista.

Na sexta-feira (10/11), as temperaturas disparam no interior paulista e a previsão é de temperaturas em torno de 40 °C, com destaque para o oeste e norte e até mesmo em áreas do centro paulista.

Além disso, a média alta é prevista para as cidades do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e alguns pontos do sul do Tocantins. O leste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo também terão calor intenso na sexta.

“O fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país”, resume o especialista. As temperaturas podem passar dos 40°C. Veja os principais locais afetados:

    • Mato Grosso do Sul
    • Sul de Mato Grosso
    • Sul e Oeste de Goiás
    • Triângulo Mineiro
    • Interior de São Paulo
    • Vale do Ribeira
    • Grande Rio
    • Região dos Lagos
    • Região de Campos
    • Extremo norte do Paraná

E não para por aí. O calor aumenta ainda mais na segunda-feira (13/11) e podem passar dos 40°C também no Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, interior de Pernambuco e de Roraima.

O calor segue constante até o feriado de quarta-feira, 15 de novembro. “Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos.

Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. “É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, informou o meteorologista da Climatempo.

 

Com informações do GR

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.