Durante discurso em São Francisco, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (21/2), o presidente Joe Biden chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “louco filho da ****”, aumentando as tensões entre os dois países.
Biden participava de um evento para a arrecadação de fundos e discursava sobre as ameaças humanas, como as armas nucleares da qual a Rússia é uma das principais potências.
“Temos um maluco filho da p***, aquele cara, Putin, e outros. E temos sempre que nos preocupar com um conflito nuclear. Mas a ameaça existencial à humanidade é o clima” afirmou o presidente dos EUA.
A fala repercutiu na imprensa internacional e não demorou para que o governo russo enviasse uma mensagem.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as declarações “grosseiras não ofenderiam de forma alguma o chefe de outro país, especialmente o presidente Putin, mas isso é uma enorme vergonha para o país”.
“Claramente, o sr. Biden está demonstrando um comportamento no estilo de um caubói de Hollywood para atender aos interesses políticos internos” continuou o porta-voz.
Segundo a Reuters, Putin também comentou, sendo irônico, dizendo preferir trabalhar com Biden, do que Donald Trump, pré-candidato a presidente.
“Estamos prontos para trabalhar com qualquer presidente. Mas acredito que, para nós, Biden é um presidente preferível para a Rússia e, a julgar pelo que ele acabou de dizer, estou absolutamente certo” disse o líder russo sorrindo.
*PN