O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta quarta-feira (13), estar pronto para usar armas nucleares em caso de ameaça à soberania e à independência do país.
Em entrevista a uma emissora estatal de televisão, o líder russo disse ter esperanças de que os Estados Unidos evitarão qualquer escalada que possa dar início a uma guerra nuclear, mas enfatizou que as forças do país estão prontas para um cenário desse tipo.
“Do ponto de vista técnico-militar, estamos, é claro, prontos” declarou o russo.
Sobre os EUA, Putin disse que tratará como interferência um eventual envio de tropas americanas para o território russo, ou para a Ucrânia.
“[Nos EUA] há especialistas suficientes no campo das relações russo-americanas e no campo da restrição estratégica” afirmou.
Perguntado se já considerou alguma vez usar armas nucleares na guerra da Ucrânia, Putin respondeu que não houve necessidade para tanto.
O líder russo também manifestou confiança de que Moscou vai atingir os objetivos estabelecidos na Ucrânia e manteve a porta aberta para um diálogo de paz, que dependeria de firmes garantias do Ocidente.
*PN