O deputado federal João Daniel (PT-SE) esteve na 1ª Conferência Global Antiapartheid pela Palestina, na África do Sul, durante este fim de semana. Na ocasião, ele disse estar no evento como representante da bancada petista na Câmara dos Deputados e chegou a publicar foto ao lado do líder do grupo terrorista Hamas, Basem Naim.
“Queria saudar e trazer o nosso abraço em nome da bancada federal do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, a qual aqui represento, e também da luta do nosso querido presidente Lula (…). Queremos aqui dizer que no Brasil nós estamos organizando comitês, estamos na luta a nível internacional e não podemos jamais deixar esse tema da Palestina fora de qualquer atividade” discursou ele.
João Daniel ainda afirmou que Israel comete um “genocídio” e um “massacre” contra os palestinos, na ofensiva em Gaza declarada após o atentado terrorista de 7 de outubro do último ano.
“A luta contra esse massacre, contra esse genocídio cometido por Israel, financiado pelos Estados Unidos, precisa ser acabado (…). Estamos articulando para que a gente possa apoiar com o governo brasileiro, com todos os nossos parlamentares, pela condenação imediata do governo de Israel para que nós possamos organizar essa grande frente a nível internacional (…). Nós precisamos organizar essa luta da Palestina sempre como uma luta pela libertação pela democracia da humanidade” acrescentou.
Ao comentar sua ida ao evento, João Daniel disse, nas redes sociais, que o Brasil cumpre “importante papel nessa luta contra as atrocidades que o Estado de Israel tem cometido contra a Palestina com essa guerra injusta que o mundo todo está assistindo”.
Na foto em que o parlamentar aparece junto do líder do Hamas, também está o vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina Sayid Tenório, que chegou a ser demitido da assessoria do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) por ter debochado de uma das jovens sequestradas pelo Hamas no último dia 7 de outubro.
*PN