PCDF desarticula grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas

Foto: Divulgação/PCDF

Em uma operação conjunta, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil do Maranhão (PCMA) desarticularam uma quadrilha especializada em fraudes eletrônicas envolvendo a venda de passagens aéreas falsas. A operação, que ocorreu nesta [dia da semana], teve como alvo indivíduos que criavam sites falsos para enganar consumidores e obter dados bancários.

As investigações iniciaram após diversas denúncias de pessoas que haviam adquirido passagens aéreas em um site falso e tiveram seus dados bancários clonados. Os criminosos utilizavam o sistema Pix para receber os pagamentos e, em seguida, transferiam o dinheiro para contas de “laranjas”, dificultando o rastreamento.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em Brasília e Imperatriz (MA). Os policiais apreenderam computadores, celulares e documentos que comprovam a atuação do grupo criminoso. Além disso, contas bancárias utilizadas para lavagem de dinheiro foram bloqueadas.

De acordo com as investigações, a quadrilha era dividida em dois núcleos: um responsável pela criação dos sites falsos e outro pela lavagem do dinheiro obtido com os crimes. Os integrantes da quadrilha responderão pelos crimes de fraude eletrônica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Polícia Civil alerta a população para tomar cuidado ao realizar compras pela internet e verificar a autenticidade dos sites antes de realizar qualquer pagamento. Ao perceber qualquer atividade suspeita, a população deve denunciar às autoridades policiais.

<
plugins premium WordPress