O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu, nesta terça-feira (8/10), que o furacão Milton pode ser o “pior” a atingir a Flórida em um século e pediu que as pessoas que estiverem no caminho da tempestade saiam de casa o mais rápido possível.
“Pode ser o pior furacão a atingir a Flórida em mais de um século e, se Deus quiser, não será, mas é o que parece neste momento” declarou Biden a jornalistas na Casa Branca, pouco depois de anunciar que estava cancelando uma viagem a Alemanha e Angola para ficar no país e supervisionar a resposta ao furacão.
Biden disse que o impacto de Milton, que deve atingir a região da baía de Tampa, na Flórida, na noite desta quarta (9), pode ser “devastador”.
“Peço a todos que estão no caminho do furacão Milton que ouçam as autoridades locais e sigam as precauções de segurança. Se você estiver sob ordens de retirada, deve sair agora. Você já deveria ter ido embora. É uma questão de vida ou morte, e isso não é um exagero” afirmou Biden.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) alertou em seu boletim que esta terça “é o último dia para os moradores da Flórida se prepararem” em suas casas ou se retirarem para as regiões designadas, se orientados a fazê-lo pelas autoridades locais.
Milton, um furacão que se fortaleceu em tempo recorde no Golfo do México e atingiu a categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, foi rebaixado nesta terça para a categoria 4 e seu núcleo deve tocar o solo na noite desta quarta perto da baía de Tampa, no condado de Hillsborough, na Costa Oeste da Flórida.
*PN