O presidente eleito Donald Trump anunciou, nessa terça-feira (12), que o empresário Elon Musk e o investidor Vivek Ramaswamy irão liderar um novo departamento, chamado “Departamento de Eficiência do Governo”. O anúncio foi feito em meio a uma série de nomeações para cargos importantes em sua futura administração.
Musk, considerado o homem mais rico do mundo, ficará à frente do departamento ao lado de Ramaswamy, ex-candidato nas primárias republicanas. Trump afirmou, em comunicado, que o novo departamento, ainda a ser criado, terá como foco “dar conselhos e orientações externas ao governo” e buscar “melhorias na burocracia federal com foco em eficiência”. A proposta inclui cortes em gastos e regulamentações.
O nome do departamento, “DOGE”, faz referência à criptomoeda meme dogecoin, que Musk já mencionou anteriormente como parte de sua proposta. Ele também foi um dos maiores doadores de fundos para um super PAC pró-Trump, com mais de 100 milhões de dólares (aproximadamente R$ 575 milhões).
Após o anúncio oficial, Elon Musk usou a rede social X para se pronunciar. Musk afirmou que dará máxima transparência a ações do departamento, fazendo inclusive divulgações na web. Ele também se comprometeu a ficar atento às solicitações dos cidadãos.
“Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou não cortando algo desnecessário, é só nos avisar!”, escreveu na postagem.
O empresário também usou um tom bem-humorado para dizer que fará uma planilha classificando os gastos públicos.
“Também teremos uma tabela de classificação para os gastos mais insanamente idiotas do seu dinheiro de impostos. Isso será extremamente trágico e extremamente divertido”. brincou