25% das brasileiras não utilizam métodos contraceptivos, diz pesquisa

Foto: Ministério da Saúde

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, encomendada pela Bayer, revelou um dado preocupante sobre a saúde reprodutiva no Brasil: uma em cada quatro mulheres não utiliza nenhum tipo de método contraceptivo.

O levantamento, feito entre os dias 21 e 28 de agosto com 800 mulheres de 18 a 60 anos, apontou ainda que mais de 62% das entrevistadas já tiveram ao menos uma gestação não planejada.

O estudo mostrou também um grande desconhecimento sobre métodos contraceptivos modernos, como o DIU e os implantes.

Segundo os dados, 67% das entrevistadas não sabiam que o DIU hormonal é coberto por planos de saúde, percentual que chega a 76% entre mulheres das classes D e E. Além disso, 89% das participantes admitiram não saber diferenciar o DIU de cobre do DIU hormonal.

Outro ponto destacado foi o papel das redes sociais e da internet na busca por informações. Cerca de 59% das mulheres recorrem ao meio digital como principal fonte de pesquisa, especialmente as mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos.  A ginecologista Anny Karoliny Rezende afirmou ao Acorda DF que essa prática pode expor as usuárias a informações incorretas e elevar o risco de escolhas inadequadas, contribuindo para o aumento de gestações não planejadas.

A especialista afirmou ainda que “cada mulher tem uma necessidade e um perfil, ou seja, a escolha do método contraceptivo deve ser bem avaliada e individualizada.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.