A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta sexta-feira (16), a fabricação, venda e uso de glitters e folhas de ouro culinárias da marca Morello em todo o país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a agência, análises identificaram a presença de polímeros plásticos nos produtos, substância não autorizada para consumo. Mesmo assim, os itens eram divulgados e comercializados como próprios para uso em alimentos.
A medida atinge todos os lotes do Pó/Brilho (glitter) para Decoração, em todas as cores, e da Folha de Ouro para Decoração. Os produtos são fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda.
Além da suspensão da venda, a Anvisa determinou a interrupção da propaganda, da distribuição e do uso dos itens. Os lotes devem ser recolhidos do mercado.
Em nota, a empresa afirmou que adotou medidas para ajustar a rotulagem dos produtos. Em comunicado oficial, informou:
– Com o objetivo de assegurar maior clareza e transparência ao consumidor final, foram acrescentadas etiquetas complementares aos produtos, contendo a seguinte informação: “Composição: INS 555 – Corante inorgânico para fins alimentícios”, em conformidade com as normas de rotulagem vigentes – diz a nota.
A fabricante também declarou que alterou a nomenclatura nos rótulos.
– Foram implementados novos rótulos com a devida correção da nomenclatura do produto, substituindo a designação “Pó para decoração” por “Corante inorgânico em pó para fins alimentícios”, em atendimento aos critérios técnicos e às normas regulatórias aplicáveis.
A Anvisa reforçou que produtos decorativos não são, necessariamente, próprios para ingestão e orientou os consumidores a interromperem o uso e buscarem informações nos pontos de venda sobre devolução ou descarte.










