O Brasil excluiu os Estados Unidos da reunião Democracia Sempre, que vai acontecer em Nova Iorque, na próxima semana. O evento ocorrerá ao mesmo tempo que a Assembleia Geral das Nações Unidas, também em Nova Iorque. Ao todo, 30 países estarão no encontro.
No ano passado, o país que atualmente é liderado por Donald Trump partipou da reunião que visa falar de democracia. Brasil e Estados Unidos vivem conflito de interesses, além de crise diplomática.
O presidente Lula (PT) viajou para o país norte-americano neste domingo (21) para participar da conferência da ONU. Ele abrirá os discursos na próxima terça-feira (23). Lula está acompanhado de uma comitiva limitada por causa das sanções aos vistos que os Estados Unidos impuseram sobre algumas figuras da política brasileira.
Essa será a segunda edição da reunião Democracia Sempre, organizada pelo Brasil e pela Espanha. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a justificava que o governo petista deu ao barrar o país de Trump é de que “apenas países democráticos foram convidados”.