A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18), após desfilar com um enredo em homenagem ao presidente Lula (PT).
A escola estreou na elite das agremiações neste ano e, ao longo da apuração, recebeu apenas duas notas 10.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói contou, no desfile de domingo (15), a história do presidente Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico e a liderança sindical, até a Presidência da República.
Além da exaltação a Lula, o desfile também incluiu críticas aos seus opositores políticos. Além de alas com críticas e ironias a grupos conservadores. Outra ala foi a Patriotas da América, descrita pela escola como uma crítica ao que chamou de postura “intervencionista” do ex-deputado Eduardo Bolsonaro junto ao governo de Donald Trump.
Unidos do Viradouro é campeã
A Unidos do Viradouro foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), depois da apuração dos votos do Grupo Especial que ocorreu na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, região central da cidade.
O título veio depois de um total de 270 pontos. A vice-campeã foi a Beija-Flor, com 269,9 pontos, ao lado da Vila Isabel, com a mesma pontuação. Mais três agremiações completam o pódio: Salgueiro (269,7 pontos), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2). Todas elas participam do Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A Viradouro levou para o Sambódromo o enredo Para cima, Ciça!, que celebra os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o mais longevo mestre de bateria de uma escola de samba em atividade.










