Lewandowski diz que não recebeu pedido de ajuda para operação

Foto: Jamile Ferraris/MJSP

Nesta terça-feira (28/10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se manifestou sobre a operação policial no Rio de Janeiro que deixou ao menos 64 mortos e 81 presos. Ele disse não ter recebido nenhum pedido de ajuda do governador Cláudio Castro (PL) para a ação.

Mais cedo, o governador do Rio disse que o governo federal teria recusado atender pedidos de ajuda às Forças Armadas em operações policiais no estado.

“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro enquanto ministro de Segurança Pública para esta operação, nem ontem nem hoje” apontou.

O ministro também disse que nenhuma das outras solicitações feitas por Castro foi negada e citou como exemplo solicitações de transferência de chefes de facções para presídios federais.

“As forças federais não são coadjuvantes das policiais militares nem das polícias civis. Nós auxiliamos o Rio de Janeiro no que podemos. Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado” afirmou.

No começo do ano, o governo do RJ chegou a pedir o apoio das Forças Armadas, solicitando veículos blindados para operações policiais em áreas de risco. A informação foi confirmada por ofícios enviados ao Ministério da Defesa. No entanto, a solicitação foi negada porque condiciona o envio dos blindados a um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que depende de autorização do presidente da República.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.