O presidente Lula (PT) disse, nesta sexta-feira (5), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer um diálogo a respeito das tarifas de 50% que foram aplicadas sobre produtos brasileiros. Ele deu declarações durante entrevista ao SBT.
– Não passou da hora porque ele não quer conversar. É importante vocês dizerem alto e bom som: ele não quer conversar. Eu tenho [Geraldo] Alckmin [vice-presidente e ministro da Indústria], [Fernando] Haddad [ministro da Fazenda] e Mauro Vieira [ministro das Relações Exteriores] para conversar – falou.
Segundo o petista, a carta de Trump se intromete no Poder Judiciário brasileiro.
– A carta do Trump mostra que é política. A carta do Trump se intromete no Poder Judiciário brasileiro, se intromete na soberania brasileira, se intromete na legislação brasileira. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Cada um dá palpite no seu quintal, cuida do seu galinheiro. O nosso, nós cuidamos – afirmou.
E acrescentou:
– Olha, se tem uma coisa que eu aprendi a fazer foi negociar, e negociar com magnatas. Portanto, o dia que o Trump quiser negociar, ele tem um metalúrgico preparado para negociar com ele.