Um programa de ginástica aeróbica idealizado pela Associação Desportiva Instituto Estadual de Educação (Adiee), em parceria com o Núcleo de Estudos da Ginástica da Udesc Cefid, resultou na convocação de 20 atletas catarinenses para integrar a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano e a Copa Sul-Americana de Ginástica Aeróbica de 2025, a ser realizado em Montevidéu (Uruguai).
A coordenação técnica do projeto está a cargo da professora Maria Helena Kraeski, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, que reforça o propósito de oferecer às ginastas condições de competir em alto nível: “É fundamental proporcionar experiências internacionais desde as categorias de base, garantindo evolução técnica e emocional das atletas”.
Para o evento no Uruguai, foi selecionado um grupo diversificado, composto por ginastas que treinam diariamente na Adiee e Udesc Cefid. A lista completa das convocadas inclui:
- Alice Diniz Schramm
- Alice Kraeski Costa
- Amanda Picoli Mafacioli
- Anita Joly Souza Silva
- Beatriz Linhares da Silva
- Emilly Maira da Silva Santos
- Flávia Alessandra Aizza Tavares
- Helena Bresola Marques
- Isabela Mross Becker de Oliveira
- Isadora Hosterno Di Bernardi
- Lais Mayumi Matsuo
- Lara Rios Freire
- Letícia Socal Monteiro
- Luiza Muller dos Santos
- Marcela de Arruda Pinheiro
- Maria Eduarda de Andrade
- Maria Eduarda Petry dos Santos
- Maria Fernanda de Andrade
- Pietra Ferrari Jonk
- Roberta Fernandes Goudel .
A convocação reflete o amadurecimento de um projeto que, nos últimos anos, já acumulou títulos nacionais e experiências internacionais, como o Sul-Americano de Aracaju e etapas de Copa do Mundo. Para Santa Catarina, trata-se de consolidar o estado como celeiro de talentos na ginástica aeróbica, num esforço conjunto entre governo estadual, universidades e clubes locais.