Nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante discurso em um fórum empresarial em Moçambique, que o diesel refinado pela Petrobras com biodiesel está tão puro que “dá até para beber”.
“Há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo, e os fabricantes de motor sempre recusam, inventando um monte de coisa. Não existe mais isso. Com um agravante: a Petrobras está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com o diesel. Sai um diesel melhor que qualquer outro. Dá até para beber, [Fernando] Haddad. Os carros bebem, e bebem muito”, brincou o petista, citando seu ministro da Fazenda.
Nesse sentido, Lula afirmou que levará o biodiesel brasileiro para a Hannover Messe, maior feira industrial do mundo, marcada para abril de 2026. O convite para participação do Brasil como convidado de honra foi feito neste mês pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.
“Eu quero ir lá para provar qual é a gasolina e qual é o óleo diesel que emite menos CO² no Planeta Terra, quero provar que é o brasileiro. (…) Quero fazer o teste na Alemanha, com a direção da Mercedes Benz, porque há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo e os fabricantes de motor se recusam inventando um monte de coisa”, disse Lula.










