Vídeo: Lula quer treinar soldados do Exército para combater queimadas

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta quarta-feira (11/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que levou ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, a ideia de treinar jovens alistados nas Forças Armadas para combater incêndios e outros desastres climáticos.

De acordo com o chefe do Executivo, a medida resultaria em um reforço de 70 mil profissionais atuando no combate às queimadas.

“Quem sabe a gente devesse aproveitar esses jovens que vão servir o Exército para que a gente formasse eles, especializasse, exatamente na defesa civil, para que eles estivessem preparados para enfrentar desastres climáticos”, sugeriu o presidente em entrevista.

“São 70 mil jovens por ano que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate à questão climática”, complementou.

O presidente viajou ao Amazonas nessa terça-feira (10/9) para visitar regiões afetadas pela seca. Na ocasião, ele anunciou a criação de uma Autoridade Climática Nacional para atuar no enfrentamento dos eventos naturais extremos e um comitê técnico-científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal.

O Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nestes primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superam o dobro do que foi observado em 2023.

Veja o vídeo:

 

<
plugins premium WordPress