Nesta quarta-feira (13/8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) brincou com o influenciador Mizael Silva, conhecido como “o advogado de Moraes” nas redes sociais, durante evento intitulado “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”. Ao descer do elevador e encontrar Mizael, Moraes riu e disse: “Eu estou precisando de advogado para me defender nos EUA”.
Mizael granatiu ao ministro : “Advogado o senhor já tem”. Em meio a animosidades com o governo dos Estados Unidos e com fortes investidas de parlamentares contra a Corte, o STF, em parceria com o Redes Cordiais, reuniu influenciadores digitais para mostrar o funcionamento do Supremo e investir na divulgação de imagem positiva.
De acordo com o STF, nenhum influencer recebeu cachê por sua participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas. Veja vídeo do momento em que Moraes encontra Mizael:
A proposta do STF é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais a fim de promover uma “troca direta com a magistratura sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação”.
Os participantes tiveram visita guiada ao STF, acompanhamento de uma sessão no Plenário, além de rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.
Em 2024, a primeira edição ampliou em 30% a imagem positiva do STF na imprensa, foi tema de mais de 400 conteúdos produzidos pelos influencers durante a sua realização e fomentou a criação de uma rede de apoio ao Tribunal que, em collabs posteriores no Instagram.