Um protesto realizado no início da noite desta terça-feira (11), durante o segundo dia da COP30, terminou em confusão e deixou quatro seguranças feridos. O grupo tentou invadir a blue zone, área de acesso restrito onde ocorrem as negociações oficiais da Conferência do Clima, em Belém (PA).
O tumulto teve início por volta das 19h20, logo após a entrevista coletiva que marcou o encerramento das atividades do dia. Segundo relatos, manifestantes tentaram ultrapassar os portões de acesso e avançar em direção aos pavilhões onde estavam delegações e representantes de mais de 150 países. Eles foram contidos por seguranças privados da organização, e houve empurra-empurra e troca de agressões.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o grupo era formado por pessoas vestidas com trajes indígenas e integrantes de coletivos estudantis, portando faixas de protesto contra a exploração de petróleo. Alguns chegaram a passar pelos detectores de metal e pela área de credenciamento antes de serem impedidos de seguir para os espaços de reunião.
A pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), a Polícia Federal (PF) vai instaurar inquérito para investigar o episódio. As imagens internas e externas da área foram solicitadas pela corporação e devem auxiliar na identificação dos responsáveis pela tentativa de invasão.
Segundo a organização do evento, o acesso à blue zone permanece controlado e as atividades da COP30 seguem normalmente nesta quarta-feira (12).
Assista:









