Anúncio em grupo leva à prisão de jovem que matinha aves em cativeiro no DF

Foto: Divulgação/PCDF

Uma denúncia enviada por WhatsApp levou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) a descobrir a criação e possível comércio ilegal de aves silvestres em uma residência de Ceilândia. A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA).

No local, os investigadores encontraram 30 aves, entre espécies silvestres brasileiras e exóticas, mantidas em cativeiro. Parte dos animais estava em gaiolas e viveiros em más condições de higiene. Segundo a polícia, foram identificados indícios de maus-tratos, como falta de água e alimento para alguns exemplares, além de uma ave com ferimento aparente no bico.

O responsável pelo imóvel, um homem de 22 anos, foi levado à sede da DRCA e autuado em flagrante pelos crimes de maus-tratos e manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. Durante o depoimento, ele apresentou versões contraditórias sobre o destino de araras-maracanã que teriam sido anunciadas em grupos de mensagens, o que reforça a suspeita de envolvimento em uma rede de comércio clandestino.

Ao todo, 24 aves silvestres brasileiras foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde receberão cuidados e passarão por avaliação. As seis aves exóticas permaneceram sob a responsabilidade de uma depositária formal, com acompanhamento da investigação.

A perícia criminal foi solicitada tanto para o local da apreensão quanto para o Cetas, com o objetivo de registrar as condições em que os animais eram mantidos e reunir provas para o andamento do inquérito. A PCDF reforça a importância da colaboração da população e orienta que denúncias sejam feitas pelos canais oficiais.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.