Uma iniciativa para o Gama promete mudar a paisagem da região. A área do Complexo Cultural Itapuã e seus arredores, popularmente conhecida como Cine Itapuã, vai passar por uma reestruturação urbana e paisagística. O projeto prevê a criação de espaços de lazer, plantio de árvores, melhorias na acessibilidade com calçadas e ciclovia revitalizada, além de estacionamentos com 895 vagas e novos bancos, mesas e lixeiras.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) a pedido da Administração Regional do Gama, abrange uma área de 158.000 m² no Setor Leste. Essa área inclui o Cine Itapuã, um parque infantil, a agência dos Correios, praças e parte do setor industrial.
Estão previstas a construção de 15.554 m² de calçadas, com três metros de largura nas rotas de maior movimento de pedestres, conectando o cinema aos principais pontos da região. Além disso, serão plantados 57.140 m² de área verde, com 280 árvores e 20 arbustos. No parque infantil próximo ao Cine Itapuã, será construída uma miniquadra esportiva com mais árvores para oferecer sombra.
Os estacionamentos serão reorganizados para oferecer 609 vagas para carros – sendo 34 para pessoas com deficiência (PcDs) e 34 para idosos –, 214 para bicicletas e 72 para motos. As áreas de estacionamento próximas ao Cine Itapuã e ao parque infantil terão novas demarcações. Todo o estacionamento em frente aos restaurantes será readequado e ganhará mais árvores.
No projeto, a área do Complexo Cultural Itapuã foi dividida em dois setores: A e B. O Setor A inclui o prédio do Cine Itapuã, as praças Rotary e Lourival Bandeira, uma agência dos Correios, o parque infantil, uma Farmácia de Alto Custo, um supermercado e parte do setor industrial.
Na Praça Rotary, novas calçadas serão integradas à ciclovia. O local terá áreas de estar com paraciclos, bancos, lixeiras, árvores e pergolados. A Praça Lourival Bandeira também receberá novos mobiliários, com o alargamento da calçada perto do parque infantil e a recuperação do coreto e do piso da ciclovia. Perto dos restaurantes, o Monumento Rotary Club terá uma calçada compartilhada para melhorar o fluxo de pedestres e ciclistas.
Já no Setor B, estão um posto de gasolina, comércios, uma escola e uma paróquia próxima à área residencial. Neste perímetro, ao lado do lote do Mercadão Leste, será criado um espaço para eventos temporários, como food trucks e feiras, além de áreas de estar.
Além disso, próximo ao Mercadão Leste, em um terreno vazio, está prevista a construção de um complexo esportivo com uma quadra coberta, uma quadra esportiva e duas quadras de areia. Mais ao norte, a área receberá um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), pergolados e outros mobiliários urbanos. Perto do posto de gasolina, uma praça com árvores, mesas de xadrez, bancos, lixeiras e novo piso.
Em frente à Escola Classe 1 do Gama, calçadas de três metros serão construídas ao redor, e outro PEC será instalado. Ao lado da Paróquia São Sebastião, a Praça Cristo Redentor terá novos mobiliários, árvores e calçadas.
A iniciativa foi aprovada pela Portaria n° 60, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quarta-feira (14). Após a aprovação, o projeto será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) para a execução das obras.