Na noite desta terça-feira (27/5), o governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), em um evento no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a democratização do transporte público e os investimentos em mobilidade urbana no Distrito Federal.
O governador ressaltou que Brasília é um exemplo de transporte público, citando a gratuidade para estudantes, pessoas com deficiência e o programa Vai de Graça, que oferece acesso gratuito a ônibus e metrô aos domingos e feriados. “Isso tem um custo para o Estado, mas o que mais importa é a qualidade. E nós temos hoje, graças ao trabalho do Distrito Federal, do governo com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil”, afirmou Ibaneis Rocha, adicionando que há planos para modernizar ainda mais o sistema.
O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na renovação da frota de ônibus, no retorno dos “zebrinhas” e na expansão do metrô. Além disso, foram realizadas obras para facilitar o trânsito, como novas rodoviárias, passarelas e viadutos. A capital federal também manteve as tarifas do transporte público congeladas desde 2020, medida que seguirá até o final de 2026.