Brasília se destaca como a quinta capital mais arborizada do Brasil

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Na capital do país, a natureza e a arquitetura de Oscar Niemeyer se harmonizam, compondo paisagens onde se encontram mais de 200 espécies de árvores, a maioria nativa do cerrado. Essa variedade conferiu a Brasília a quinta posição entre as capitais brasileiras com o maior número de árvores em suas vias.

O levantamento Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgado recentemente pelo IBGE, revela que 84,2% dos moradores da capital vivem em ruas arborizadas, um índice superior à média nacional de 66%, embora menor que o registrado em Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).

A pesquisa do IBGE também detalhou a densidade arbórea no Plano Piloto. Nesse quesito, o Distrito Federal ocupa a segunda colocação, com 56,4% dos habitantes vivendo próximos a cinco ou mais árvores em suas imediações. Esse percentual também supera a média do país (32,1%), ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul (59%). Os menores índices foram observados no Acre e no Amazonas, com 10,7% e 13,7%, respectivamente.

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), aproximadamente seis milhões de árvores estão distribuídas por todas as regiões administrativas do DF, incluindo espécies floridas, frutíferas e aquelas que proporcionam sombra. Somente no Plano Piloto, estima-se que haja 1,5 milhão de árvores, incluindo cerca de 600 mil ipês, a árvore símbolo de Brasília, conhecida por suas flores em tons de roxo, amarelo, rosa e branco.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.