Brasília se pinta de rosa com a nova florada dos ipês

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

As primeiras flores rosa dos ipês começam a aparecer e transformar a paisagem urbana do Distrito Federal. Neste momento de transição entre a seca e o período chuvoso, as árvores da espécie Tabebuia avellanedae — também chamadas de ipê-rosa — abrem suas flores delicadas, anunciando o fim da floração nas cores mais vibrantes da estação.

Segundo a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), essa espécie é valorizada no paisagismo urbano por ter raízes pouco agressivas, evitando danos a calçadas e redes subterrâneas. O assessor da Diretoria das Cidades, Tiago Alencar de Araújo, observa que os ipês-rosa florescem mesmo em períodos de seca intensa, geralmente surgindo simultaneamente às folhas — diferente dos ipês amarelos ou roxos, que perdem quase toda a folhagem antes de florescer. A planta pode atingir entre 20 e 35 metros de altura, com tronco cilíndrico de até 60 a 80 cm de diâmetro.

A floração rosa é, tradicionalmente, a última grande manifestação colorida do ciclo, aparecendo após as floradas amarelas e roxas. Essa nova fase já colore vias, parques e bairros da capital, dando um toque suave e diferenciado à paisagem.

Além da beleza estética, a floração dos ipês incentiva o turismo local e é usada como tema para artesanato e iniciativas culturais. Brasília já é conhecida como “capital dos ipês” justamente por esse espetáculo visual recorrente.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.