Teve início nesta terça-feira (12), em Brasília, o 38º Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O evento reúne lideranças políticas e empresariais de todo o país para discutir temas como rotas para um transporte público mais sustentável do ponto de vista ambiental, social e de governança.
Na abertura do evento, o desafio dos participantes foi apontar soluções para a modernização das políticas de financiamento e custeio do transporte público coletivo, com separação tarifária e subsídios. O objetivo é oferecer acesso universal, continuidade e tarifas módicas para os passageiros com aumento da qualidade do serviço.
A colaboração entre governo federal, estados e municípios, em conjunto com o setor privado, é vista como fundamental para reverter a atual perda de passageiros e enfrentar o desequilíbrio que vem ocorrendo nos sistemas de transporte coletivo em diversas localidades.
Experiência do DF
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, compartilhou a experiência do GDF na mobilidade urbana, destacando o sucesso do programa Vai de Graça, que oferece gratuidade de passagens aos domingos e feriados. Implantado em março deste ano, o programa registra cerca de 460 mil acessos a cada domingo no transporte público coletivo do DF. A vice-governadora enfatizou os impactos econômicos positivos da iniciativa, que vão além da mobilidade.