Brasília entrou em 2026 em clima de espetáculo na virada desta quarta para quinta-feira (31/12), com céu colorido por 12 minutos de fogos e música ao vivo reunindo milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Prainha, às margens do Lago Paranoá.
No palco montado na Esplanada, o público acompanhou uma maratona de shows comandada por Lauana Prado, Israel & Rodolffo, Samuel Rocha e Heverton & Everson. Coube a Carlinhos Brown fazer a contagem regressiva e puxar o coro coletivo que marcou a chegada do Ano-Novo, em meio ao show pirotécnico que iluminou a região central de Brasília.
Após a programação musical, quem escolheu passar a virada no centro da capital contou com transporte gratuito para voltar para casa. Pelo programa Vai de Graça, as linhas de ônibus foram reforçadas e o metrô permaneceu aberto para embarque na estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, até 2h30. O esquema especial continua nesta quinta-feira (01/01), com ônibus e metrô operando sem cobrança de tarifa e trens em horário ampliado para atender o público que retorna à Esplanada.
A festa segue à noite, a partir das 18h, no mesmo palco, com nova rodada de grandes atrações nacionais e locais. Estão previstos shows de Ana Castela, Murilo Huff, Calcinha Preta, Adriana Samartini, Pedro Paulo & Matheus e Belluco. A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos, o que deve manter o fluxo intenso de moradores e turistas na região central.
Quem for ao eixo monumental ainda encontra ativa a programação do Nosso Natal, que entra na reta final e permanece até domingo (04/01), sempre a partir das 17h. Desde o lançamento, a estrutura montada no coração da cidade já recebeu mais de 900 mil visitantes, consolidando-se como um dos principais pontos de lazer das festas de fim de ano no Distrito Federal.
Longe do concreto da Esplanada, a “segunda frente” da virada ficou por conta da Praça dos Orixás, a Prainha, onde a chegada de 2026 teve roteiro próprio. A programação começou ainda na terça-feira (30/12), com apresentações de Entardecer do Ojás, Samba de Roda Pé de Porteira, Nossa Galera e Dhi Ribeiro. Na quarta (31/12), a agenda foi tomada pela tradicional Festa de Iemanjá, que combinou cortejo simbólico, entrega de balaios e flores no lago e shows de Sambrasília, Uel, Makumbá com Kika Ribeiro, Asé Dudu e Grupo Cultural Obará. O encerramento ficou por conta de uma queima de fogos de oito minutos, emoldurando o espelho d’água do Paranoá e fechando a virada com um tom de celebração religiosa e cultural.








