Nesta terça-feira (8/7), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou dois casos de raiva em morcegos registrados nos meses de junho e julho deste ano. Os animais foram localizados nas regiões de Sobradinho e Planaltina.
Segundo a secretaria, os morcegos tiveram contato apenas com cães e não houve registro de exposição humana. A maior parte do recolhimento de animais mortos é realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), mas, em situações com risco epidemiológico ou ameaça à saúde, a remoção fica a cargo da Vigilância Ambiental de Zoonoses.
A orientação é que a população não toque em animais mortos, devendo isolar o local e acionar rapidamente os serviços responsáveis pelos telefones 3449-4432 e 3449-4434 ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso ocorra contato direto, é indicado lavar a área atingida com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para avaliação. Informações como localização, fotos e tipo do animal auxiliam no recolhimento e análise.
A SES-DF reforça que os morcegos da espécie identificada se alimentam de frutas e, quando em comportamento natural, não oferecem risco direto à população.