A vice-governadora Celina Leão (PP) aparece na liderança das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal em todos os cenários testados pela pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (4). Em todas as simulações, Celina tem ao menos o dobro das intenções de voto em relação ao segundo colocado.
No primeiro cenário, que inclui o ex-governador José Roberto Arruda, Celina aparece com 40%, contra 20% dele. No segundo cenário, ela amplia a vantagem, chegando a 50% das intenções de voto, enquanto Leandro Grass (PT) registra 15%. Já no terceiro cenário, em disputa apenas com Ricardo Capelli (PSB), a vice-governadora alcança 54%, contra 14% do adversário. Nulos e brancos somaram 13%, e 19% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 2 e 3 de novembro, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O levantamento também avaliou a percepção dos eleitores sobre o governo federal. Para 37%, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro foi melhor que a do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já 30% consideram o governo Lula melhor, enquanto 27% acham ambos “iguais ruins” e 4% os consideram “iguais bons”.
A pesquisa ainda revelou que 52% dos entrevistados não concordam com a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Bolsonaro, mencionada no questionário como pena de 27 anos por tentativa de golpe. Outros 37% concordam com a decisão, e 11% não souberam ou preferiram não responder.
Veja o relatório completo da pesquisa Real Time Big Data aqui.







