Com 36,8°C, DF registra dia mais quente do ano

Foto: Divulgação/Sesc-MS

Além de completar 163 dias consecutivos sem chuvas, igualando o recorde histórico de 1963, o Distrito Federal registrou também nesta quinta-feira (3/10), o dia mais quente do ano de 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima chegou a 36,8°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.

Já a umidade relativa do ar ficou em torno dos 14% — índice considerado baixo. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta de perigo devido a baixa umidade.

Para esta semana, a chance de chuva é mínima, praticamente nula. Segundo o Inmet, uma massa de ar seco que atua na região central do Brasil está intensificando a seca e diminuindo as chances de chuva nos próximos dias. A previsão é de que o tempo continue seco e quente pelo menos até o fim da semana.

Chuvas isoladas não alteram o quadro

Mesmo com algumas chuvas isoladas registradas no último fim de semana, o Inmet não considerou o evento suficiente para encerrar a contagem dos dias de estiagem. Para que a seca seja oficialmente interrompida, é necessário que as estações meteorológicas do órgão registrem precipitações em pelo menos cinco pontos da cidades

<
plugins premium WordPress