O ex-parlamentar pelo Distrito Federa, Luis Miranda, veio a público com uma acusação feita nas redes sociais contra o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) sobre supostas faltas na Câmara, caso que não corresponde aos dados oficiais de presença em plenário.
De acordo com os registros da Câmara dos Deputados, Fred Linhares teve 119 presenças em sessões deliberativas ao longo de 2025 e apenas duas ausências não justificadas. Os números contrariam a fala do ex-deputado federal Luís Miranda (Democrata 35), que afirmou nas redes que o parlamentar teria “119 faltas” ao longo do ano.
Na postagem, Miranda atacou Fred Linhares e o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB), questionando o uso da cota parlamentar e insinuando baixa participação nas votações. Ao se dirigir especificamente a Linhares, o ex-deputado gravou um áudio em tom irônico, citando um suposto gasto de quase meio milhão de reais e dizendo que o parlamentar teria faltado 119 vezes, associando essa alegada ausência ao trabalho dele como apresentador de televisão.
A checagem dos dados oficiais, porém, mostra que a informação divulgada por Miranda está invertida: o número “119” se refere às presenças de Fred Linhares, e não a faltas. O painel de frequência da Câmara registra apenas duas ausências sem justificativa no ano legislativo de 2025, bem abaixo do patamar que poderia colocar o mandato sob risco por falta reiterada.
Para efeito de comparação, o caso que levou à cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em 18 de dezembro, envolveu 63 faltas não justificadas em um total de 78 sessões deliberativas no ano, um cenário completamente diferente do registrado em relação a Fred Linhares.








