Uma ação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em uma área rural de Brazlândia resultou no resgate de um idoso em situação de vulnerabilidade, durante a apuração de uma denúncia de maus-tratos a animais. A diligência foi realizada na última segunda-feira (9) por equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema).
Os policiais foram ao local após denúncia de que cães estariam sendo mantidos em condições de grave insalubridade, o que poderia configurar crime de maus-tratos. No entanto, ao chegarem ao endereço, os agentes perceberam que a situação ia além da questão envolvendo os animais.
No imóvel, foi encontrado um idoso em profundo sofrimento emocional, com sinais de incapacidade temporária para cuidar de si mesmo. Diante do quadro, a equipe prestou socorro imediato e encaminhou o homem ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde ele permaneceu sob cuidados médicos. A rede de apoio social também foi comunicada.
Em relação aos animais, a PCDF informou que as investigações continuarão. Segundo a corporação, será solicitada à Justiça a adoção de medidas para garantir o acolhimento e a proteção dos cães pelo Estado, com o objetivo de assegurar condições adequadas de cuidado e interromper a situação de vulnerabilidade.







