O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 51 condutores durante as ações de fiscalização realizadas nesse fim de semana (3 e 4 de outubro), nas regiões de Taguatinga e Ceilândia. Ao todo, as equipes abordaram 257 veículos, resultando em 22 autuações por alcoolemia, seis por conduzir com a CNH vencida há mais de 30 dias, sete por escapamento alterado, seis por ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório e 10 por infrações diversas.
As ações integraram a Operação 5º Mandamento, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que visa reduzir crimes violentos como homicídios e tráfico de drogas e combater irregularidades em estabelecimentos comerciais, incluindo bares e distribuidoras de bebidas.
A operação é de caráter permanente e ocorre aos fins de semana, em regiões com maior incidência criminal, reunindo diferentes órgãos e forças de segurança, entre eles o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária e o DF Legal.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a integração entre os órgãos reforça o papel do Detran na promoção da segurança pública e viária: “A presença do Detran nessas operações é essencial não apenas para coibir infrações de trânsito, mas também para contribuir com a redução da criminalidade e a preservação da vida. A atuação conjunta torna as ações mais eficazes e amplia o alcance das fiscalizações”, destacou Baruque.