Na tarde desta quinta-feira (29), o Governo do Distrito Federal anunciou a redução do prazo de aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca, contra Covid-19. Pessoas que deveriam receber a segunda etapa da imunização até 6 de agosto podem comparecer a postos de saúde, a partir deste fim de semana.
Aos que receberam doses da Pfizer, o GDF recomenda que aguardem a chegada de novas remessas. A informação foi dada em coletiva de imprensa pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
“Todos aqueles que estão no cartão de vacinação para a segunda dose até o dia 6 de agosto podem procurar o ponto de vacinação que será antecipada essa segunda aplicação. Esse é um dado importante. Todos aqueles que receberam a AstraZeneca e Coronavac – porque a Pfizer terá que aguardar até a próxima semana. No caso da vacina da Oxford, quem já tem 12 semanas pode fazer essa antecipação. Já a Coronavac, a regra é de 28 dias, mas baixou para 21 dias”, disse o secretário.
Segundo a SES, todos os postos funcionarão exclusivamente para segunda dose durante o fim de semana. Para receber atendimento, o público deve comprovar no cartão de vacinação a data prevista para receber a segunda dose.
Um dos motivos pelo qual a Secretaria de Saúde decidiu antecipar a segunda dose, foi o avanço da contágio pela variante delta. Segundo estudos, a imunização completa é recomendada para proteger contra a cepa. De acordo com a pasta, a redução do intervalo respeita prazos previstos em bula.
Atualmente, a campanha atende pessoas com 35 anos ou mais. Pessoas com comorbidades, a partir dos 18 anos, poderão agendar a imunização com primeira dose a partir das 15h desta sexta-feira (30), no site vacina.saude.df.gov.br. Serão 1 mil vagas para o grupo.