DF bate novo recorde de calor e amanhece com céu tomado por neblina

Foto: Pixabay

O Distrito Federal amanheceu nesta quinta‑feira (11/9) sob uma neblina de poeira, visível em diversas regiões de Brasília. O fenômeno se manifesta quando o ar, extremamente seco, carrega partículas de poeira levantadas pelos ventos fortes típicos do período de seca no cerrado.

Essa neblina não vem isolada: é parte de um quadro climático marcado por baixa umidade do ar e ascensão das temperaturas nas últimas semanas.

Nesta quarta-feira (10), de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a Capital Federal teve máxima de 34,7°C, batendo o recorde dessa terça (9). Já nesta quinta-feira (11) a temperatura deve variar entre 24º C, com máxima de 31º C.

O período de estiagem em Brasília, que vai de maio a setembro, contribui para que essas condições se intensifiquem, favorecendo não apenas os efeitos visuais como a neblina, mas também riscos à saúde, como irritações nas vias respiratórias, olhos e pele.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.