DF passa por seca histórica e iguala recorde de 1963

Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (3/10), o Distrito Federal completou 163 dias consecutivos sem chuvas, igualando o recorde histórico de 1963. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A falta de precipitações tem deixado a população em alerta, com a umidade do ar chegando a níveis críticos. Nesta quinta, a mínima foi de 12°C em Planaltina, e a máxima pode ultrapassar os 35°C. A previsão para os próximos dias é de céu claro e temperaturas elevadas.

Segundo o Inmet, uma massa de ar seco que atua na região central do Brasil está intensificando a seca e diminuindo as chances de chuva nos próximos dias. A previsão é de que o tempo continue seco e quente pelo menos até o fim da semana.

A prolongada estiagem já causa diversos impactos em Brasília, como o aumento da poluição do ar e o aumento de incêndios florestais.

Chuvas isoladas não alteram o quadro

Mesmo com algumas chuvas isoladas registradas no último fim de semana, o Inmet não considerou o evento suficiente para encerrar a contagem dos dias de estiagem. Para que a seca seja oficialmente interrompida, é necessário que as estações meteorológicas do órgão registrem precipitações em pelo menos cinco pontos da cidades

 

<
plugins premium WordPress