A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta sexta-feira (3/10), a investigação de um segundo caso suspeito de intoxicação por metanol na capital. O paciente é um homem de 47 anos que está em estado grave.
De acordo com informações da pasta, ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia apresentando sintomas compatíveis com a intoxicação. A equipe médica levantou a suspeita e encaminhou o homem para um hospital de maior complexidade. Ele foi intubado e deve ser transferido para a UTI do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
A secretária executiva de Assistência à Saúde do DF, Edna Marques, informou em entrevista que já são dois casos em investigação no Distrito Federal: o do paciente atendido na UPA e o do cantor Hungria, internado desde quinta-feira (2/10) em um hospital particular de Brasília. O artista segue em tratamento, mas informou que deve receber alta em breve.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, afirmou que a Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização em bares e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A medida ocorre após casos semelhantes registrados em outros estados, como São Paulo, onde seis pessoas morreram após consumo de bebida adulterada, e Pernambuco. Nesta sexta, a Bahia também notificou um caso suspeito.
Em nota, a Secretaria de Saúde destacou que a população não precisa procurar os hospitais de forma imediata, já que as UPAs e os hospitais regionais são as portas de entrada para esses atendimentos.