O Distrito Federal sediou, nesta terça-feira (9/12), a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O encontro reuniu titulares da área de segurança de todos os estados brasileiros.
Os secretários foram recepcionados pelo governador Ibaneis Rocha, que destacou o papel da segurança pública e do aprimoramento das polícias de segurança no país. “A área de segurança é muito capacitada. A gente tem trabalhado muito pela evolução da legislação”, declarou.
O governador falou, ainda, sobre o projeto de lei antifacção que foi apresentado: “Acredito que agora, com essa proposta que foi apresentada na Câmara, a gente tenha como sufocar o crime organizado, que tanto amedronta a população brasileira como um todo. Tomara que a lei seja aprovada o mais rápido possível no Senado Federal, para que a gente tenha instrumentos, realmente, no Brasil todo, de combater esse crime que se tornou uma das maiores preocupações de todos os governadores”.
O secretário de Segurança Pública do DF e presidente do colegiado pelos dois últimos anos, Sandro Avelar, destacou o protagonismo do Fórum de Governadores e do Consesp na construção de soluções efetivas para o país: “A segurança pública se tornou pauta central na agenda dos estados, independentemente de alinhamentos partidários. O Fórum de Governadores endossou, sob a coordenação do governador Ibaneis, uma proposta técnica fundamental para o país, abraçada por governadores de diferentes correntes ideológicas. Isso demonstra a força do Consesp e a maturidade do debate nacional”.
O colegiado, criado em 2003, tem a finalidade de promover alinhamento técnico entre os estados, subsidiar diretrizes nacionais, propor melhorias legislativas e compartilhar modelos de gestão bem-sucedidos, com foco na redução da criminalidade e no fortalecimento das forças de segurança. Durante a reunião, foi apresentado também o modelo de gestão adotado em Santa Catarina, referência em integração tecnológica. Também foi realizada a eleição da nova presidência do Consesp.
A reunião contou ainda com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentaram perspectivas de financiamento e iniciativas regionais voltadas ao fortalecimento institucional e tecnológico. Durante a fala, a representante da instituição no país, Annet Killmer, destacou o compromisso do banco com políticas de segurança baseadas em evidências e orientadas por resultados concretos.
O encontro também abriu espaço para apresentação de projetos federativos, propostas de modernização da gestão de segurança pública e discussões estratégicas sobre financiamento, integração interinstitucional e políticas de enfrentamento ao crime organizado.
Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova presidência do Consesp. O vice-presidente e secretário de Segurança da Paraíba, Jean Francisco Bezerra, passa a ser o presidente, a partir de janeiro de 2026. O secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo, passa a ser o vice-presidente. Avelar permanece no conselho como representante do Centro-Oeste.







