Na manhã desta quarta-feira (10/4), dois presidiários fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda. Edson Felipe de Souza Campos, 21 anos, e Alex Basti da Câmara Mendes, de 24 anos, tinham o direito ao trabalho externo, mas agiram com “abuso de confiança” para escapar..
Os detentos do regime semiaberto são lotados no Centro de Internamento e Reeducação (CIR). Eles tinham direito, concedido pela Justiça, de sair da unidade prisional sem escolta para trabalhar na Fazenda da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). A dupla atuava de dia e voltava à noite para a carceragem.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), os presos eram remunerados e, a cada três dias trabalhados, tinham a redução de um dia a menos na pena. Eles escaparam no trajeto até a fazenda
Policiais penais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) estão nas ruas para tentar localizar os fugitivos. A Seape também abriu procedimento interno para apurar o caso e informou que os detentos podem perder o benefício do trabalho externo, bem como os dias remidos, em razão da fuga.
Mais um caso
Em 19 de março, Arlan Cotrim dos Santos também fugiu durante o trabalho externo. O detento era classificado para trabalhar internamente no presídio e aproveitou do benefício para a evasão. Lotado no Centro de Detenção Provisória I (CDP 1), Arlan estava em processo de transferência para o regime fechado e seria deslocado para outra penitenciária do Complexo no mesmo dia.
Qualquer informação que leve aos foragidos deve ser repassada ao Disque-Denúncia da Polícia Penal, pelo telefone 61 996-666-000; à Policia Militar (190); ou à Polícia Civil do Distrito Federal (197).;