Um jovem de 20 anos, estudante de tecnologia da informação, morreu na tarde desta quinta-feira (14/8) após ser baleado por um policial civil no Recanto das Emas. O caso ocorreu na Quadra 509 da região administrativa e também deixou ferido um adolescente de 15 anos que estava na garupa da moto conduzida pela vítima.
De acordo com testemunhas, o policial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) teria dado ordem de parada ao jovem, identificado como João Gabriel, que não obedeceu. Em seguida, o agente efetuou disparos, atingindo o condutor e o passageiro. Ambos foram socorridos, mas João Gabriel não resistiu aos ferimentos.
Até o fechamento desta matéria, a PCDF não havia divulgado nota oficial sobre o episódio nem explicado as circunstâncias da abordagem.
À noite, familiares e amigos se reuniram em frente à 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) para pedir justiça e cobrar esclarecimentos sobre a ação policial. Cartazes e gritos de protesto marcaram a manifestação, que exigia uma investigação rápida e transparente.
O caso deve ser investigado pela própria corporação e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para apurar se houve excesso no uso da força e as circunstâncias que levaram ao disparo.