Atenção, kpopers, dorameiros e demais fãs da cultura da Coreia do Sul: a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) oferece, neste sábado (17), das 10h às 12h, um workshop gratuito, e sem necessidade de inscrição,
de introdução ao idioma e à cultura coreana. Essa é apenas uma das opções para quem quer aproveitar o fim de semana na capital federal.
O cardápio de alternativas tem ainda o passeio virtual Atlas Imaginário, dos artistas Gabriela Bilá e Diogo Costa Pinto, que coloca os espectadores na Belém de 2126. A intenção é mostrar como a cidade estará daqui a um século para alertar sobre os efeitos da crise climática que o planeta vive hoje. A instalação fica em cartaz até março no Sesi Lab, espaço que nasceu pelo programa Adote Uma Praça, do Governo do Distrito Federal (GDF).
Várias opções do fim de semana são voltadas, é claro, às crianças, que aproveitam o período de férias escolares. O Museu de Arte de Brasília (MAB) segue com o programa Férias no MAB, que dispõe de uma vasta programação com visitas guiadas, contação de histórias e oficinas. A lista completa pode ser conferida nas redes sociais do museu.
Outra atração é o festival Em Cantos, com espetáculo e oficinas para crianças. A programação vai de 17 de janeiro a 1º de fevereiro, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e na Escola de Música Mifásola-lá (503 Sul). Confira a agenda completa aqui.
No Cine Brasília, há alternativas para crianças e adultos. Para os pequenos, a novidade é a estreia de Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu. Já os maiores podem conferir o longa italiano Teorema, de 1968, na Sessão Clássicos, ou a exibição especial de O Agente Secreto para celebrar as conquistas da película brasileira no Globo de Ouro. A íntegra da programação pode ser conferida nas redes sociais do espaço.
Para os fãs de literatura, a pedida é o lançamento de Vozes de Mussambê, da autora Lília Diniz, no Balaio Café da Universidade de Brasília (UnB), no sábado (17), às 17h. A obra recebeu financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Já os fãs de música podem conferir os concertos e recitais gratuitos da 47ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). Haverá programação aberta ao público na quinta (15), sexta (16) e segunda-feira (19). Veja as opções.

Pontos turísticos
Na Esplanada dos Ministérios, a Casa de Chá reabriu as portas após o recesso de fim de ano. Quem passar pela Praça dos Três Poderes pode conferir as delícias do local das 10h30 às 19h30.
Para quem quer conhecer os atrativos turísticos da capital federal, independentemente de programação, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) organizou rotas, que valorizam diferentes áreas. Há, por exemplo, a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira todas as rotas aqui.
Há ainda a opção de aproveitar o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico de graça aos domingos, pelo programa Lazer para Todos. Também dá para chegar a todos os atrativos aos domingos sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo Vai de Graça.







