GDF anuncia que terá mais 25 escolas cívico-militares

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou que vai dobrar o número de escolas de gestão compartilhada cívico-militar, passando de 25 para 50 unidades. A decisão foi motivada pela avaliação positiva do modelo por pais, servidores e professores, que relataram avanços em segurança e disciplina nas unidades já em funcionamento.

A gestão compartilhada (cívico-militar) combina a atuação das secretarias de Educação e de Segurança Pública para inserir atividades de disciplina, civismo e rotina militar nas escolas situadas em áreas consideradas vulneráveis. A expansão recebeu índices de aprovação superior a 80% em consulta pública realizada nas 11 escolas avaliadas, com resultados que variaram entre 81,38% e 98,3%.

Entre as unidades em avaliação, o CEF 01 da Candangolândia e o CEF Vila Areal recentes aprovados ilustram a aceitação do modelo: respectivamente, 94,4% e 80% da comunidade escolar manifestaram concordância com a mudança.

A ampliação faz parte de uma estratégia de interiorização da gestão compartilhada por todo o DF, aproveitando o respaldo popular e os resultados já observados em unidades-piloto. A implantação do modelo nas novas escolas seguirá os mesmos critérios de mapeamento de vulnerabilidade e consulta pública prévia previstos para as unidades originais.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.