O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), entregou mais uma etapa do residencial localizado na Quadra 105 do Trecho II, referente aos conjuntos V1 e V2, que ao todo contará com 420 unidades.
O investimento no empreendimento é de aproximadamente R$ 95 milhões, com recursos do PAC Pró-Moradia II, e tem como público-alvo famílias cadastradas na lista de vulnerabilidade social da Codhab.
Ao receber as famílias e distribuir as chaves para os contemplados, o governador Ibaneis Rocha enfatizou o cuidado deste GDF com a população em situação de vulnerabilidade e o compromisso de tornar o Sol Nascente em uma região cada vez mais estruturada. Ele também anunciou que os condomínios terão gradis para prostração e segurança dos moradores.
“Essa é mais uma obra muito especial, porque foi feita exatamente para essas pessoas que estavam aqui em áreas que alagaram na última enchente da cidade e agora recebem suas moradias. Todas as famílias atingidas já têm um local digno para morar. Combinamos também para que todos os prédios tenham gradis para evitar que as pessoas entrem na área dos condomínios. Serão condomínios fechados, dando mais segurança aos moradores. Estamos fazendo isso de coração e com muito empenho para que realmente a gente faça essa cidade ter cada vez mais moradias. E eu sempre digo que hoje o Sol Nascente é outro. Para quem chamou isso aqui um dia de favela, basta andar pelas ruas e ver a qualidade do trabalho que está sendo feito”, defendeu o chefe do Executivo.
Para o diretor-presidenta da Codhab, Marcelo Fagundes, a nova casa é a garantia de dignidade e segurança para pessoas que viveram situações de risco. “Essas 140 famílias que recebem as chaves hoje são todas oriundas da vulnerabilidade, vítimas das enxurradas recentes no Sol Nascente — especialmente aquelas do Projeto Caliandra, que viviam em situação precária. Agora, passam a morar em um condomínio bonito, seguro, com infraestrutura completa e próximo de equipamentos públicos. E o melhor: com moradias doadas pelo governo, de forma gratuita”, destacou o presidente da Codhab.
“Entregar 140 apartamentos no Sol Nascente representa um avanço importante no cuidado com quem mais precisa. Essa ação reforça o nosso compromisso com a inclusão social e o bem-estar de toda a nossa população, reafirmando que estamos juntos na construção de uma cidade mais justa e acolhedora para todos.”, acrescentou a vice-governadora Celina Leão.
Moradia com dignidade
Os apartamentos variam de 53,53 m² a 64,13 m², com dois ou três quartos, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda. Algumas unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência (PcD). Os blocos contam, ainda, com playground e espaço de lazer.
O empreendimento contará com seis conjuntos habitacionais (B1, B2,V1, V2, W1, W2), que serão habitados por pessoas realocadas de áreas de risco. Desde 2019, este GDF entregou 1008 unidades habitacionais no Sol Nascente. Outros projetos estão em andamento na região, sendo 556 outras unidades em construção e 600 em fase de licitação. Ambos atenderão a Faixa 1 do programa habitacional, que são as famílias que não possuem renda ou ganhem até R$ 2.640,00.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, a próxima etapa é garantir que as pessoas beneficiadas tenham suas residências regularizadas pelo governo: “Todas essas famílias que estão aqui receberão suas escrituras definitivas para que possam colocar debaixo do seu travesseiro e dizer: ‘Eu estou morando no que é meu’. Esse é um desejo nosso que vai se realizar com o apoio da população e com o trabalho de todos de forma integrada”.