GDF leva vacinação antirrábica itinerante a sete pontos do DF neste sábado (16)

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Neste sábado (16), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promove mais uma ação itinerante de vacinação antirrábica para cães e gatos. A iniciativa integra a campanha anual realizada em setembro, período em que as ações de mobilização são intensificadas. Ao longo de todo o ano, no entanto, o imunizante está disponível nos 15 núcleos regionais de vigilância ambiental em saúde e na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde. Essencial para a saúde pública, a vacina previne a doença em animais e humanos.

Transmitida aos humanos principalmente por meio da mordida de animais infectados, a raiva pode levar à morte se não for prevenida. Segundo a veterinária Marcelle Farias, da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da SES-DF, a estratégia de ampliar a cobertura vacinal surgiu a partir das demandas identificadas pelos núcleos nos próprios territórios. “Muitas vezes, parte da população não consegue participar da campanha anual, o que levou a Vigilância Ambiental a estabelecer postos fixos e a ampliar a vacinação por meio de ações itinerantes, voltadas para situações específicas”, explica.

A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente nos animais, conforme recomendação do Ministério da Saúde e do fabricante do imunizante. Esse intervalo de 12 meses vale também para a primeira dose, sendo obrigatória a revacinação um ano após a aplicação inicial. Não é necessário agendamento, nem para os postos fixos nem para as ações itinerantes – basta comparecer com o animal no horário e local previstos. Já para solicitar vacinação itinerante, é preciso procurar o núcleo regional ou a gerência responsável, que avaliará a viabilidade da ação com base em critérios pré-estabelecidos.

De acordo com Marcelle Farias, esse tipo de atendimento é indicado para situações em que não seja possível levar os animais até um posto fixo, especialmente em áreas rurais que ficaram descobertas durante a campanha anual, ou em casos específicos identificados pelo núcleo, sempre após avaliação de necessidade e possibilidade.

Vacinação preventiva

Veja, abaixo, os locais em que equipes dos núcleos de vigilância ambiental da SES-DF aplicarão o imunizante em cães e gatos.

⇒ Condomínio Total Ville – Santa Maria
Endereço: Comércio Local, Loja 17
Horário: das 9h às 12h

⇒ Agro Veterinária Mundo Animal – Vicente Pires
Endereço: Quadra 3 Conjunto 9 Trecho 3 Loja 1
Horário: das 8h às 14h

⇒ Feira do Produtor – Vicente Pires
Endereço: Rua 4A, quiosques 3 e 4 – Agro Pet Vivendas
Horário: das 8h às 14h

⇒ Agrofort Pet – Vicente Pires
Endereço: Rua 5, Chácara 114, Lote 10, Loja 1
Horário: das 8h às 14h

⇒ Animal Park Clínica Veterinária – Vicente Pires
Endereço: Quadra 10, Conjunto 2, Lote 1, Loja 3 – Colônia Agrícola Samambaia
Horário: das 8h às 14h

⇒ Vila Pet – Sobradinho
Endereço: Quadra 1
Horário: 9h às 17h

⇒ Feirinha do Condomínio RK – Sobradinho
Horário: 9h às 17h.

Para receber a vacina, o animal deve estar saudável e ter mais de três meses de idade. O tutor precisa ser maior de idade, apresentar documento de identidade e conduzir o pet com coleira, focinheira ou caixa de transporte, conforme o porte. Fêmeas prenhas ou em período de amamentação também podem ser imunizadas.

A veterinária explica que, como em qualquer imunização, existe risco de reação vacinal, sendo esperadas reações leves. Nesses casos, o animal pode apresentar falta de apetite, ficar prostrado ou sentir dor no local da aplicação.

Há também a possibilidade de reações alérgicas, que exigem maior atenção do tutor: o pet pode apresentar coceira, inchaço no corpo e no rosto, dificuldade para respirar e, nos casos mais graves, evoluir para uma parada respiratória. Diante de sinais desse tipo, o tutor não deve esperar, e precisa procurar imediatamente o núcleo responsável pela ação ou um posto fixo de vacinação para que sejam tomadas as providências.
Os postos de vacinação itinerantes terão locais e datas definidos ao longo do ano pelos próprios núcleos, que avaliam a demanda nas regiões e têm autonomia para organizar a logística. A programação é divulgada e constantemente atualizada no site da Secretaria de Saúde, na página de pontos de vacinação.

Vacina antirrábica humana

Em situações de risco, como ataques de animais sem imunização contra a raiva, a população deve procurar imediatamente um posto de saúde para receber a vacina antirrábica, seguindo as orientações da equipe de atendimento para prevenção da doença. Para mais informações, acesse este link.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.