Após quase 12 anos fechado, o Autódromo Internacional de Brasília volta a ser um espaço esportivo e cultural em atividade da cidade. Depois de uma ampla reforma estrutural, viabilizada por um investimento de R$ 60 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o complexo foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (27), em solenidade conduzida pelo governador Ibaneis Rocha.
A entrega representa mais um passo do GDF em devolver à cidade equipamentos públicos históricos que estavam abandonados há alguns anos. Desde 2019, o governo atua na recuperação e modernização de ambientes deteriorados, mas que são patrimônios da cidade, a exemplo do Museu de Arte de Brasília (MAB), da Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, e da Casa de Chá.
“Brasília passou por um período de seca política, e muita coisa estava fechada quando nós chegamos à cidade: Teatro Nacional fechado, MAB fechado, autódromo fechado, Piscina com Ondas — que está em reforma — fechada”, lembrou o governador. “Era muita coisa que estava fechada, mas, graças a Deus, as portas se abriram. E a gente tem a felicidade de poder, com esses ambientes todos — e agora de forma muito especial, com o Autódromo Nelson Piquet — , trazer novamente o fortalecimento do turismo para a nossa cidade.”
Potencial
Com a reabertura, o autódromo retoma seu papel histórico como lar do automobilismo e do motociclismo, abrigando a maior pista em extensão do país: 5.384 metros distribuídos em seis traçados, duas variantes e 16 curvas. A renovação também amplia o potencial da cidade em sediar eventos esportivos, culturais e de lazer, ao reforçar a vocação original do complexo concebido em 1974 como uma arena multiúso.
“A reabertura do Autódromo Internacional é uma entrega histórica que cumpre nosso compromisso com o esporte e a economia de Brasília”, reforçou a vice-governadora Celina Leão. “Com uma infraestrutura completamente revitalizada, recolocamos a capital federal de forma definitiva no mapa do automobilismo nacional e internacional. Este equipamento será um importante vetor de desenvolvimento, pronto para sediar grandes competições, impulsionar o turismo e gerar benefícios sociais e econômicos para toda a população.”
Pelas suas características e localização estratégica, a volta do Autódromo Internacional de Brasília promove ainda impactos positivos para a capital federal, como o impulsionamento do turismo, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia. “É mais um equipamento para a sociedade do Distrito Federal e com uma visão muito certa de que nós teremos aqui o aumento do turismo da nossa capital, aumentando bastante o número de pessoas que visitam, inclusive, estrangeiros”, ressaltou o governador.
Ibaneis Rocha adiantou que há mais de 50 pedidos de corridas e eventos no autódromo: “Teremos provas quase todos os finais de semana durante o ano, então nós vamos ter um movimento muito grande na nossa capital, com várias modalidades”.
Primeira corrida
A cerimônia de inauguração serviu como um aquecimento para a primeira grande programação do autódromo: a 11ª etapa nacional da Stock Car. A competição retorna a Brasília – onde esteve pela última vez em 2014 – para dois dias de treinos e corridas, no sábado (29) e no domingo (30), com programação gratuita para mais de 30 mil pessoas por dia. Os ingressos das arquibancadas foram distribuídos em uma parceria do GDF e órgãos de governo, do Banco de Brasília (BRB) e da Vicar.
A primeira corrida da nova era do automobilismo no Distrito Federal será com a Stock Light, a partir das 12h10 de sábado. Com Nelson Piquet Jr., Enzo Elias e Lucas Foresti como representantes locais, a BRB Stock Car fechará a programação do dia com a corrida sprint, que será disputada a partir das 15h40 e terá duração de 30 minutos mais uma hora.
No domingo, cinco pilotos — Enzo Bedani, 17 anos; Felipe Barrichello Bartz, 20; Léo Reis, 22; Alfredinho Ibiapina, 17; e Guto Rotta, 23 — vão acelerar para definir quem será o campeão da Stock Light e futuro piloto da Stock Car em 2026. Pouco depois, ocorrerá a largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta. Ao término da disputa, serão conhecidos os pilotos que vão disputar o título da temporada 2025.
Confira abaixo a programação.
Sábado (29)
→ 10h – Stock Light – Classificação
→ 10h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
→ 12h10 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
→ 15h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo (30)
→ 10h50 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
→ 11h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
→ 12h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
→ 15h30 – BRB Stock Car Pro Series – corrida principal (50 minutos + 1 volta).








