Na tarde desta quarta-feira (30/4), o secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, confirmou que o governo local vai nomear 1,2 mil policiais militares, 600 policiais civis e 150 policiais penais no mês de novembro. O anúncio foi feito durante uma reunião com representantes das categorias.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, essa ação dará continuidade ao reforço da segurança pública no Distrito Federal, que já contabiliza a nomeação de 8.131 novos servidores ao longo de sua gestão. Ele destacou a convocação de 3.633 soldados da PMDF e 1.607 integrantes do Corpo de Bombeiros. Somente em 2024, foram nomeados 1.277 policiais militares, 683 agentes de polícia, 207 escrivães e 326 policiais penais.
As novas nomeações abrangem diversos cargos e funções dentro das forças de segurança, incluindo delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos criminais, médicos, praças (soldados, cabos e sargentos) e oficiais. Com a efetivação dessas convocações em novembro, o governo do Distrito Federal contabilizará mais de 10 mil servidores atuando no reforço da segurança pública.
O governador Ibaneis Rocha ressaltou que será necessário um pedido de ajuste à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2025) ao governo federal para que o número total de novas convocações conste no orçamento.