Governo federal nega equiparar salário da PCDF com o da PF

Foto: Divulgação/Sinpol-DF

O governo federal recusou a principal reivindicação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que pedia equiparação salarial com a Polícia Federal (PF). Em uma reunião de negociação realizada nesta sexta-feira (22), o Ministério da Gestão e Inovação apresentou uma contraproposta de 18% de aumento, a ser pago em duas parcelas, uma em 2025 e outra em 2026.

A decisão foi recebida com frustração e insatisfação pelos sindicatos que representam a categoria. “O resultado está longe de ser satisfatório. Foi frustrante”, declarou Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF). Para a presidente do Sindicato dos Delegados (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, a decisão foi “política, e não técnica”, afirmando que o índice apresentado foi muito abaixo do esperado.

A reunião ocorreu no mesmo dia em que centenas de policiais civis realizaram uma manifestação em frente ao ministério, na Esplanada, para pressionar por um reajuste salarial.

A proposta de 18% será agora levada pelos sindicatos para a avaliação dos policiais em uma assembleia geral, ainda sem data marcada. A liderança sindical se reunirá na próxima segunda-feira (25) para debater a oferta antes de apresentá-la à categoria.

A negociação salarial se arrasta desde o início do ano. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia apoiado a proposta de equiparação e a encaminhado ao governo federal, que é o responsável pelo pagamento dos salários das forças de segurança da capital por meio do Fundo Constitucional do DF.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.