Na tarde de terça-feira (27/5), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental, deteve quatro pessoas na área da Floresta Nacional de Brasília, em Planaltina. Eles foram flagrados enquanto realizavam corte de árvores sem permissão.
No momento da abordagem, relataram que o material seria utilizado na construção de um espaço voltado ao processamento de morangos. Após o flagrante, os quatro foram levados à 18ª Delegacia de Polícia. As idades dos detidos são 26, 29, 33 e 43 anos.
Ainda na mesma região, uma equipe do mesmo batalhão foi acionada após denúncias sobre barulhos frequentes de disparos de arma de fogo. A informação indicava que uma pessoa estaria caçando animais silvestres. Os policiais se deslocaram até o local e permaneceram em observação.
Em determinado momento, encontraram um homem de 37 anos montando uma armadilha com um artefato conhecido como canhão caseiro. Ele foi detido e encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia.
As duas ocorrências aconteceram na Flona IV, área de preservação em Planaltina. As ações foram realizadas como parte das atividades de fiscalização e resposta a crimes ambientais na região.