Ibaneis envia ofício a Lula pedindo reajuste salarial das forças de segurança do DF

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (3), reiterando o pedido de reajuste salarial para as forças de segurança do DF. O pedido inicial foi feito em fevereiro deste ano.

No documento, o governador solicita que a proposta legislativa seja encaminhada ao Congresso Nacional com os percentuais e prazos originais. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), o aumento pode chegar a 44% sobre a remuneração bruta, e a verba para cobrir o reajuste está disponível no Fundo Constitucional, o que não exigiria aporte de recursos federais. O objetivo é garantir a isonomia salarial com a Polícia Federal, uma antiga reivindicação dos policiais.

O governo federal, por sua vez, ofereceu um reajuste de 18% a ser pago em duas parcelas, em 2025 e 2026. A proposta foi considerada insuficiente pelos policiais civis, que pediram a Ibaneis Rocha que insistisse na proposta original.

O governador reforçou que a recomposição salarial é um reconhecimento aos serviços prestados e fortalece os órgãos de segurança em Brasília. O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) sugeriu que o governador se encontre pessoalmente com Lula para tratar do assunto. No início do ano, Ibaneis solicitou uma audiência, mas não obteve resposta.

A bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) também foi acionada. O presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), pediu o apoio dos parlamentares do PT para que o acordo seja destravado com o presidente Lula. “O governo do DF, que tem a chave do cofre, já manifestou sua vontade. Agora, contamos com o presidente Lula para que isso seja resolvido”, disse.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.