Incêndio florestal de grandes proporções atinge o Altiplano Leste

Foto: Divulgação/CBMDF

Nesta terça-feira (4/10), o CBMDF combateu um incêndio, de grandes proporções, em vegetação na região do Altiplano Leste.  Ao todo, 4 viaturas e 34 militares atuaram no combate.

Segundo os bombeiros, o local do incêndio era de difícil acesso e o terreno é bastante acidentado. A queimada teve início na noite dessa segunda-feira (3/10) e teve seu controle divulgado as 13h41.  A corporação não informou até o fechamento desta matéria a área queimada.

Queima de lixo é uma das principais causas de incêndios florestais no DF

 

Muito se fala sobre o potencial que um cigarro mal apagado tem de provocar queimadas. Mas, segundo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o principal vilão é o uso irresponsável do fogo. As chamas podem ser utilizadas para queimar o lixo, tratar o solo, fazer uma fogueira e até para proteger uma determinada área de um possível incêndio.

De acordo com os bombeiros do DF, 3.353 ocorrências já foram atendidas neste ano pelo Gpram. De 1º de janeiro a 28 de agosto, 9.480,95 hectares de vegetação padeceram diante das chamas. Em 2021, o total de área queimada superou os 32 mil hectares.

Para dar conta da demanda, o efetivo do Gpram chegou a seu número máximo – cerca de 200 bombeiros estão espalhados pelos cinco postos avançados do grupamento. Além da central, localizada na Asa Norte, o esquadrão especializado também está presente em Brazlândia, Planaltina, Santa Maria e Sobradinho.

“Vários desses militares são devolvidos ao seu quartel de origem quando termina o período crítico de seca”, explica o tenente do Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp) do CBMDF, Marcelo Abreu. “Esse planejamento faz parte da Verde Vivo, operação anual que coordena as ações de combate a incêndios florestais”.

Confira outras maneiras de evitar os incêndios florestais

– Evite colocar fogo em lixo ou restos de vegetação para limpeza de terrenos. Caso seja inevitável, queime pequenas quantidades por vez;

-Vai acender uma fogueira? Não se esqueça de capinar bem o mato ao redor dela;

-Não abandone a fogueira sem antes apagar o fogo com água ou terra;

– Não jogue pontas de cigarro em locais com vegetação seca;

– Mantenha os aceiros sempre bem roçados.

<
plugins premium WordPress