Inserção do DIU de cobre está disponível em 135 unidades básicas de saúde

Foto: Matheus H. Souza / Agência Brasília

A inserção do dispositivo intra-uterino (DIU) de cobre está disponível em 135 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. Desde 2021, foram mais de 22 mil inserções do DIU de cobre, segundo o Portal InfoSaúde, gerido pela Secretaria de Saúde (SES-DF). A faixa etária com maior cobertura é de 20 a 29 anos, com destaque para as regiões de Ceilândia, Planaltina e Guará. Contabilizando inserções, consultas e retiradas do dispositivo, o quantitativo chega a 28,6 mil atendimentos no mesmo período.

Os dados evidenciam os esforços deste Governo do Distrito Federal (GDF) em facilitar o acesso da população a opções de planejamento reprodutivo. O dispositivo é um dos mais indicados para pessoas com útero — mulheres cisgênero e homens transsexuais — devido à ausência de hormônio e duração de 12 anos.

De 2021 até 2024, o total de inserções do dispositivo mais que dobrou. Em 2021, foram 2.916 procedimentos, ante 8.221 em 2024. A alta ocorreu após a publicação da Portaria nº 422, de outubro de 2023, que autoriza enfermeiros a executarem o método, antes restrito a médicos. A medida permitiu que mais equipes da Estratégia de Saúde da Família ofertasse o dispositivo, facilitando o acesso da população ao contraceptivo.

Os enfermeiros e médicos que inserem o dispositivo precisam passar por uma capacitação, conforme recomenda uma nota técnica do Ministério da Saúde. Para isso, foi firmada uma parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem.

O DIU é oferecido como parte das opções de planejamento familiar disponibilizadas pela SES-DF nas UBSs. As pacientes passam por avaliação obstétrica e ginecológica para determinar a adequação do dispositivo ou a sugestão de outros métodos, como contraceptivos orais ou preservativos. Além disso, devem assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes da inserção.

A rede pública de saúde também oferece pílulas anticoncepcionais, preservativos, aplicação de injeções e o procedimento cirúrgico de esterilização permanente, a laqueadura. O DIU de cobre também é oferecido a partir de 30 dias do parto, quando o dispositivo não é inserido na maternidade. A contraindicação absoluta é a mulher grávida.

O caminho para a inserção do dispositivo é simples: a pessoa interessada deve procurar a UBS de referência e solicitar o procedimento. Os próximos passos são uma consulta com especialista, exames e o agendamento do procedimento. Caso a unidade de referência não ofereça o serviço, a equipe médica encaminha a paciente para a UBS mais próxima.

Acesse aqui o endereço e o telefone da UBS mais próxima de casa e agende uma consulta.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.