Júri do DF condena médica a 20 anos de reclusão por matar o filho de 3 anos

Prédio na Asa Sul, em Brasília, onde médica teria matado filho - Foto: Reprodução/CB

O Tribunal do Júri de Brasília condenou a médica Juliana de Pina Araújo, de 37 anos, a 20 anos de reclusão por matar o próprio filho, João Lucas de Pina, de três anos, com overdose de remédios. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (15).

O crime ocorreu no dia 27 de junho de 2018, em um apartamento na 210 Sul, no quarto andar do Bloco J. A criança chegou a ser levada ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), mas os médicos não conseguiram restabelecer os sinais vitais.

De acordo com que o porteiro do bloco contou à polícia, Juliana teria descido do apartamento e dito que tinha matado o próprio filho e tentado tirar a própria vida, após cortar o pescoço e os pulsos. Os dois foram levados ao hospital pelo funcionário e um morador do prédio, no carro da médica.

À época, o laudo cadavérico apontou que a criança morreu por “insuficiência respiratória por intenso edema pulmonar”, provavelmente “causado por intoxicação externa medicamentosa”

Segundo o inquérito policial, além de ter sido forçado a ingerir os remédios, o menino apresentava um corte na veia do fêmur direito, na altura da virilha, segundo o delegado responsável pela investigação, João de Ataliba.

“A lesão ocorreu com a criança ainda em vida. Apesar do fato de que tal lesão poderia levar ao óbito por choque hemorrágico, esta não foi a causa da morte”, disse o delegado à época.

Juliana era servidora do Samu. Em novembro do ano passado, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) revogou uma sanção aplicada à médica. O órgão derrubou uma interdição cautelar que a impedia de exercer a profissão. Com a suspensão, Juliana pode, em tese, voltar a trabalhar.

A pediatra, porém, está internada em uma clínica psiquiátrica desde 2018, onde cumprirá o restante da pena. A defesa dela disse que vai recorrer da sentença.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.